Blogger Widgets Blogger Widgets Blogger Widgets
1 2 3 4
Blogger Widgets

O Velho e o Novo Mercado de Trabalho

Olá, Itapiranga! E aí, Santa Catarina?! Oooie, Brasil! E permita-me: Prazer Mundo!
Somos a equipe Antenados no Desafio, podem nos conhecer melhor no link "Equipe", no topo deste blog. Bom, estamos aqui para trazer e compartilhar o nosso conhecimento (e o dos outros) com vocês. Mas brevemente, eu sou Daniel Paulus, já participei do Desafio no ano passado e posso dizer: É um Desafio! Literalmente. Em 2011 fazia equipe com mais duas colegas, mas como mudanças são necessárias, neste ano ambos estamos estudando em turnos diferentes. Então me uni com minha super best friend (mentirinha, é uma chata), Franciele Hemming (s2), e juntos, prometemos dar o nosso melhor neste concurso. Esperamos que gostem e que aproveitem os nossos conteúdos. Está dada a largada...



Destaques desta postagem:


DEPOIMENTO EXCLUSIVO DO EXECUTIVE COACH RONAN MAIRESSE;
CARREIRAS PROMISSORAS;
ENTREVISTA COM O DIRETOR DO SENAI-SMO;
PARTICIPAÇÃO DO PALESTRANTE FLÁVIO ROSÁRIO;
CARREIRAS QUE 'JÁ ERAM';
ENTREVISTA COM DORENI CARAMORI, PRESIDENTE DA ACIF;
UNIVERSIDADE OU CURSO TÉCNICO?
ENTREVISTA COM O PROFISSIONAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA, ORCÊNIO FRANTZ.


............................................................................................................................................................



Pensar no futuro é algo que ocupa muito tempo e muitos neurônios dos jovens que se preocupam com o amanhã. A hora de escolher uma profissão, uma formação a cursar é algo que muitas vezes acaba gerando um conflito na cabeça de muita gente. E realmente, as opções são inúmeras, cursos de graduação, cursos técnicos, cursos profissionalizantes, são inúmeras possibilidades em cada segmento. Pensar em bem estar ou satisfação financeira? É possível conciliar ambos? E o Mercado de Trabalho, como estará daqui a dez anos? Estes são questionamentos frequentes.
Em 31 de outubro de 2011 o número total da população no planeta atingiu 7 bilhões de pessoas. Mas seria este um  motivo de felicidade? Sim e não, isso trouxe a tona uma enorme preocupação por parte das autoridades de todo o mundo, tendo em vista que estes índices só tendem a aumentar. Estimativas apontam que em 2050 a população do planeta atingirá os 9 bilhões. E como atender toda essa demanda? Alimentação, moradia, serviços públicos e o mais importante, empregos.

Indicamos que vocês leiam a revista Época, edição de 6 de junho de 2011, a mesma trás muito mais informações sobre a população mundial.
Dados: ORGANIZAÇÃO das Nações Unidas - Disponível em http://www.un.org/esa/population

Era uma vez...
Vamos fazer uma breve retrospectiva para relembrar algumas mudanças que já ocorreram no Mercado de Trabalho.
Um fato histórico que conhecemos e que foi uma das principais alavancas na questão empregatícia, foi a Revolução Industrial. Esta, provocou mudanças drásticas na demanda de empregados exigida pelas industrias e empresas, substituindo muitas das atividades que necessitavam de trabalho braçal, por máquinas.

De lá pra cá, muitas mudanças mais ocorreram, pois como disse, a Revolução é considerada o ponto inicial da evolução de uma era antes primitiva e monótona.
Muitas profissões também receberam reconhecimento ou foram aperfeiçoadas. As empregadas domésticas, desde seus primórdios consideradas inferiores na pirâmide social, hoje em dia, possuem um papel importante no Mercado de Trabalho, isto mesmo, um exemplo é de que nos EUA, as faxineiras possuem todos os direitos trabalhistas e uma boa condição financeira. é possível observar que estas se locomovem com veículos do ano e possuem casas aconchegantes.
Uma alteração decorrente da maquinização, é notória diariamente nas ruas das cidades. As propagandas nos prédios, fachadas de comércios, que antigamente eram feitas manualmente, através de pinturas, hoje são realizadas virtualmente pelos designers gráficos, e posteriormente, apenas expostas através de belos e muito mais detalhados banners.
Mas enfim, muito já ocorreu e muito ainda ocorrerá, ok?

Como proceder?

Fazer a escolha certa na hora de escolher uma carreira a seguir, poe evitar o individuo a ter grandes decepções futuras em relação á sua formação. Atualmente há uma grande concorrência por vagas de trabalho, e estas, escassas nas empresas.
duvida
Então, quais são os melhores empregos? Essa questão é complicada de responder. É necessário considerar o potencial de crescimento do emprego, salários, nível de estresse, satisfação no trabalho e outros fatores.

Palavras de Gênio:
Com exclusividade para Antenados no Desafio, o renomado Executive Coach, Ronan Mairesse, deu o seu depoimento, destacando suas visões do futuro para o Mercado de Trabalho, vale a pena conferir:
Para ter sucesso atualmente é fundamental escolher bem a sua profissão.
Vejo todos os dias jovens escolhendo carreiras visando o dinheiro de maneira imediata. Isso não existe. Sucesso é consequência de uma trabalho bem feito com muita competência e principalmente escolher aquela profissão que realmente te complete como ser humano. Trabalhar significa em primeiro lugar servir, servir ao mundo e fazer desse planeta um lugar melhor para se viver.
Me lembro que quando eu era apenas um menino meus amigos comentando que queriam ser juízes, advogados, médicos e quando eu perguntava o porque eles respondiam: “ para ter grana né”. Completa bobagem. “Uma profissão de sucesso é aquela em que você pode dizer que ajudou alguém a realizar o seu objetivo de vida e ainda ganhou dinheiro com isso”.
O bom médico não é aquele que ao marcar um transplante de coração comemora que ira ganhar um extra naquele mês e sim aquele que comemora por salvar mais uma vida e assim permitir com o seu conhecimento que um filho possa crescer junto do seu pai que teve o coração transplantado.
Mas respondendo a pergunta sobre as profissões, escolha sempre aquele que te complete como profissional, aquela que você realmente ame, o dinheiro é consequência do seu trabalho, agora se o seu sonho de vida for nas áreas de derivados do petróleo, sistema de informação, engenheiro de qualquer área, técnico em mecatrônica, eletrônica e eletromecânica, o seu caminho para o sucesso em um todo será mais rápido.
O Brasil esta em processo acelerado de desenvolvimento, profissionais dessas áreas serão “disputados a tapas” no futuro próximo. O jovem não esta percebendo o quanto o mercado esta absorvendo profissionais com conhecimento e muitas vezes vejo nas escolas alunos desinteressados pelos estudos deixando assim uma maior oportunidade para aqueles que realmente querem aprender e que certamente estarão preparados na hora que a oportunidade aparecer em sua frente.
Outro dia um aluno me disse que tudo é uma questão de sorte. Sorte não existe, o que existe é preparação, competência e oportunidade na hora certa. Thomas Jefferson o terceiro presidente dos EUA dizia : “ Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho”. Thomas estava completamente certo.
Quanto mais você estuda, se prepara e se dedica mais preparado você estará quando a oportunidade surgir.
A grande dúvida após a escolha da carreira a seguir é: Curso Técnico ou Faculdade? Quando surge essa pergunta sempre pergunto o seguinte: “Qual é a sua urgência em entrar no mercado de trabalho?”
Essa é uma pergunta que deve ser respondida com muito cuidado pela maioria dos jovens, com família participando desse processo. Existem alunos onde a família não tem condições de sustentar o aluno durante cinco anos em uma faculdade. Se esse é o seu caso um curso técnico seria uma boa opção por ser mais rápido a sua conclusão e com a entrada no mercado você poderá após isso realizar um curso superior com os rendimentos dessa nova profissão. Se você é do tipo de aluno onde a família tem todas as condições de investir em sua qualificação ou te sustentar ate encontrar um trabalho que ajude na manutenção do seu curso primeiramente quero te dizer que, “ aproveite, você é um privilegiado. Dê valor aos seus país e agradeça sempre que puder”, em segundo digo, opte por uma faculdade, que apesar de mais demorada é a a melhor alternativa hoje em dia, quanto mais conhecimento e mais competente for um profissional mais disputado ele será
Quero terminar dizendo uma frase do meu professor Roberto Shinyashiki, “O sucesso não é construído durante o dia, ele é construído a noite, é naquele momento em que as pessoas estão dormindo e você esta lá batalhando pelos seus sonhos”. O que o professor Roberto quer dizer com isso. Para ter sucesso após escolher a sua carreira você terá que batalhar muito, terá que abrir mao de uma serie de coisas que não fazem sentindo para realizar os seus sonhos, e isso na maioria das vezes não é fácil, vão existir situações e pessoas talvez que tentaram lhe desmotivar mas saiba que pagar o preço do seu sonho é muito gostoso quando você olha para traz e vê tudo aquilo que você construiu e olhar para frente e dizer com orgulho: “Esta valendo a pena esse negócio”.

Profissões do Futuro
Existem diversos estudos feitos por diferentes instituições renomadas que apontam vários campos de atuação diferentes que estarão em alta no futuro. Organizamos um refino de todas as informações às quais tivemos acesso e formulamos um conteúdo bem interessante aos leitores do blog Roleta do Conhecimento. Será possível ver que algumas áreas listadas já apresentam grandes indícios de sucesso no futuro, enquanto outras, timidamente no Mercado de Trabalho, ainda instigam o sentimento de dúvida em muitos leigos.
Apresentaremos primeiramente as carreiras mais promissoras num contexto geral, em seguida, faremos uma análise desse quadro aqui no Brasil, poderemos notar que há diferenças de demandas de país para país.

Área da Saúde
medical team nurses
Pense rápido: Você está prestes a se inscrever para o vestibular, qual o curso que mais te atrai? Certamente muitos responderam Medicina, que é uma das primeiras opções para a grande maioria dos vestibulandos, o que comprova essa informação é a  grande competitividade existente para as vagas do curso de medicina. A Graduação em Medicina possui realmente um futuro muito promissor, bem como toda a área da saúde.

Algumas das demais profissões em destaque neste campo são:

Profissional de Educação Física - Cada  vez mais as pessoas estão preocupadas com a sua saúde, por isso esta profissão estará em alta  no futuro, pois, principalmente com o envelhecimento da população, estes profissionais serão bastante requeridos no mercado. A Graduação em Educação Física prepara o profissional para atuar nos diferentes campos da Educação Física.
Leia o artigo: http://www.portaleducacao.com.br/esporte/artigos/3193/educacao-fisica-uma-profissao-de-futuro

Enfermeiro - Historicamente popularizada como uma profissão de cunho caritativo, hoje em dia a enfermagem ocupa uma posição social muito superior. O futuro da profissão deve-se também, principalmente ao envelhecimento da população, esta necessitará de cuidados. Atualmente, metade dos profissionais da área de saúde são enfermeiros, e o Mercado de Trabalho está pronto para absorver cada vez mais enfermeiros formados. Bem como, técnicos em enfermagem (não podemos confundir enfermeiros Graduados e técnicos de enfermagem, que possuem o Curso Técnico.)
Leia o artigo: http://www.6rtd-rj.com.br/carimbo/profissionalizacao_resposta.php?recordid=58

Biomédico - Não somente na área de análises clinicas, a atuação do biomédico tem acompanhado a expansão do mercado e as atividades referentes à genética química. Está aumentando a procura de profissionais na área de engenharia genética, fertilização in vitro e biomedicina, com isso a carreira está em ascensão. Pode-se observar também que nos últimos anos os índices de contratações de biomédico estão apresentando grande elevação. O profissional da biomedicina pode atuar também em diversas empresas com a correção de materiais científicos e também em laboratórios, ainda a área criminalística irá oferecer grandes oportunidades.
Leia o artigo: http://www.biomedicinapadrao.com/2011/08/biomedicos-atuam-em-empresas-e.html

Nutricionista - Aos poucos, todo o mundo está apresentando indícios do popular "American way of life", termo que surgiu após a Primeira Guerra Mundial, quando os habitantes dos EUA, desfrutavam de elevados níveis de vida, com alto consumismo. Este consumismo reverte também  à alimentação, que necessita de atenção especial, uma vez que os índices de obesidade em todo o mundo são muito altos. Tendo em vista a redução destes índices a demanda de nutricionistas está crescendo muito. Outro fator que também irá interferir nesta profissão, é o envelhecimento da população, estes, irão necessitar de cuidados especiais em sua alimentação, para manter o bom condicionamento.
Leia o artigo: http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=387

Dentista - Independente da nossa idade, sempre iremos precisar preservar a saúde de nossos dentes, por isso  profissão sempre estará em alta. Outro fator que interferirá no futuro, é o crescimento populacional, pois com a previsão de mais 2 bilhões de pessoas até 2050, será necessário que haja profissionais da odontologia para atender toda essa demanda. Porém, é necessário observar que apesar de esta ser uma das profissões que promete no futuro, já existe uma grande competitividade, devido à graduação em odontologia formar milhares de profissionais todos os anos.
Leia o artigo: http://vestibular.brasilescola.com/guia-de-profissoes/odontologia.htm

Psicólogo - Trabalho, trabalho, trabalho, stress, stress, stress, preocupação, violência... expressões que fazem parte do nosso dia-a-dia. E é nessa correria do Mercado de Trabalho que se destaca o profissional da psicologia, responsável por tratar de problemas psíquicos através da análise de emoções e valores. Embora muitos afirmem que esta carreira não terá muito sucesso no futuro, confiamos que sim, terá, e para isso, basta aguardarmos a chegada da próxima década. O psicólogo do trabalho terá um destaque especial no ramo da psicologia. Nós do blog Roleta do Conhecimento, sempre contamos com o apoio  da psicóloga do trabalho, professora universitária e gerente de RH, Valicir Melchiors Trebien, e acompanhamos o seu êxito profissional.
Leia o artigo: http://psicomania.com.br/?p=39

Quiropraxista - Devo confessar que pensava que o profissional da quiropraxia era denominado 'quiropraxta''. Mas não me surpreendi ao ver que estava errado, pois afinal, você sabe o que é quiropraxia? Diferente das demais profissões que já são populares, o quiropraxista é um profissional que está surgindo no mercado, porém é uma carreira muito promissora. Este especialista trata problemas do sistema nervoso, muscular e esquelético. Será bastante requerido, princialmente para a correção de problemas posturais. Com o modo sedentário de vida que estamos tendo, cada vez maiores serão os casos de difusões nervosas, musculares e esqueléticas, principalmente decorrentes da má postura. Por isso, espero que você leitor esteja sentado de maneira correta neste momento, para assim evitar uma futura visita ao quiropraxista.
Leia o artigo: http://www.nube.com.br/nubenews/noticia?id_noticias=3553#.T9PlmtVYu2U

Fisioterapeuta - E mais uma vez acompanhando o envelhecimento populacional, o profissional de fisioterapia vem tendo uma ocupação cada vez melhor no Mercado de Trabalho, mas suas atividades também se direcionam ao cuidado da saúde e bem-estar das pessoas em geral. Muitas vagas estão surgindo, também devido aos novos programas que os governos estão implantando. A profissão é também uma das que mais traz felicidade, uma pesquisa da Universidade de Chicago, mostrou que a profissão está em terceiro lugar numa tabela de realização profissional.
Leia o artigo: http://fisiogerontologica.blogspot.com.br/2011/12/fisioterapia-profissao-do-futuro.html

Farmacêutico - A indústria farmacêutica e cosmética cresceu muito na última década, e atualmente apresenta as melhores perspectivas para o futuro. A demanda de profissionais farmacêuticos em drogarias vem aumentando exageradamente, devido às exigências da lei que obrigam os estabelecimentos a dispor destes profissionais para o combate à fraudes nos medicamentos.Há também oportunidades em laboratórios de análises e pesquisas das mudanças atmosféricas e também no tratamento de dejetos industriais.
Leia o artigo: http://serfarmaceutico1.blogspot.com.br/2010/10/qual-o-futuro-da-profissao.html

Outras profissões que também terão grande destaque na área da saúde são:
Fonoaudiologia;
Terapia Ocupacional;
Esporte;
Estética;
Musicoterapia;
Naturologia;
Saúde Coletiva;
Gerontologia;
Obstetricia;

Dados: http://guiadoestudante.abril.com.brhttp://www.moneycrashers.com

Setor Tecnológico
it manager careerSéculo XXI, século das tecnologias. Será que nossos avós, quando pequenos, imaginavam que um dia viveriam em um mundo repleto de tecnologias, como o que nós fomos inseridos? Sem as tecnologias, certamente não estaríamos participando do Desafio do Conhecimento, que é um concurso virtual. Este segmento possui algumas áreas específicas de maior crescimento, apesar de sua ascensão se dar em um todo. Vamos descrever um pouco sobre elas:

Arquiteto de Softwares - Este profissional é responsável pela definição dos componentes de um software suas propriedades externas e a maneira como ele funciona com a intervenção de outros softwares. A arquitetura de softwares é uma área consideravelmente nova, sendo que muitas das funções deste profissional vinham sendo desenvolvidas pelo engenheiro de softwares.
A origem da arquitetura de software como um conceito foi primeiramente identificado no trabalho de pesquisa de Edsger Dijkstra em 1968 e David Parnas no início de 1970. Estes cientistas enfatizaram a importância das estruturas de um sistema de software e a criticidade da identificação da sua estrutura. Fonte: Wikipedia.
Desta forma, no advento tecnológico atual, em paralelo com diversos outros segmentos, a Arquitetura em softwares demonstra um grande potencial para o mercado de trabalho na próxima década, considerando a desenfreada criação de softwares que estamos acompanhando. A cada dia novo softwares são lançados e disponibilizados e muitas vezes não damos uma importância a todos os profissionais que estão envolvidos em seu desenvolvimento, ou melhor, desconhecemos a atuação de tais.
Leia o artigo: http://javafree.uol.com.br/wiki/Arquiteto%20de%20Software

Engenheiro de Sistemas - É responsável por desenvolver os mais complexos sistemas tecnológicos. Este segmento de atuação concentra-se principalmente nos países desenvolvidos, os "donos da tecnologia", como os EUA, China  e o Japão. No Brasil há profissionais em formação na UFMG e os poucos atuantes, são formados no exterior, gerando altos custos às poucas empresas nas quais atuam.
"Esse especialista fará parte do quadro de engenheiros de grandes empresas como as fabricantes de aviões, navios e automóveis e ainda empresas ligadas à exploração de petróleo e gás." Afirma o professor Walmir Caminhas, coordenador do curso da UFMG. Fonte: GuiadoEstudante.abril.com.br
Com a corrida pela exploração de fontes alternativas de energia, este profissional também desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias que possibilitem a exploração. Portanto, é mais uma carreira, que apesar de parecer insegura, fará parte da 'nata das profissões' no futuro.
Leia o artigo: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-sistemas-602981.shtml

Engenheiro de Softwares - É a área da tecnologia responsável pelo desenvolvimento, especificação e  manutenção  de sistemas de software.
Em 2011, o site  CareerCast.com elegeu a profissão como a melhor do ano. De acordo com a publicação, nos Estados Unidos, dentre todas as diversas opções de empregos, ser engenheiro de softwares é a melhor de todas.
E acompanhando a demanda dos demais profissionais do campo tecnológico já citados, o engenheiro em softwares acompanhará em mesma proporção, uma vez que o trabalho de ambos é conjunto.
Leia o artigo: http://www.infoescola.com/informatica/engenharia-de-software/

Analista de TI - O analista de Tecnologia da Informação é um dos personagens mais populares deste campo. É responsável por execução de análises para a o desenvolvimento, implantação e suporte a sistemas da informação. Este profissional possui formação superior em sistemas da informação e opta por atuar como analista de TI. É um mercado que vem apresentando grande expansão atualmente, e apresenta ótimas perspectivas para o futuro.
Leia o artigo: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/analista-de-sistemas

Serviços financeiros
financial services career
Você é bom com números? Sempre gostou das aulas de matemática? Se destacava nelas? Bom, então você pode ter um grande futuro no campo financeiro.

Contadores -  A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, em seus aspectos quantitativos e qualitativos. Como já ocorre, no futuro a contabilidade continuará sendo o principal meio de controle empresarial. Contudo, estimativas apontam que haverá a falta de profissionais competentes para executarem também múltiplas tarefas, como escrituração e auditoria. Desta forma, como as empresas buscam cada vez mais profissionais qualificados, o Mercado de Trabalho para o contador deve aumentar significativamente.
Leia o artigo: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidade.htm

Atuários - A profissão atuária também ainda é pouco conhecida pelos leigos, porém, é uma das que possui mais direcionadores de sucesso no futuro. O atuário é encarregado da colocação de preços em valores de seguros, planos de saúde, previdências, títulos de capitalização, dentre outros produtos financeiros. Um exemplo da atuação desse profissional, é o seguro de carros e imóveis, cujo valor é calculado pelo atuário, bem como, qual deverá ser a indenização paga pela seguradora caso haja um sinistro. Há previsões de que o Mercado de Trabalho para os atuários deva crescer em cerca de 40% na próxima década, portanto é mais uma carreira promissora.
Leia o artigo: http://www.atuarios.org/


Consultores financeiros - É, já que na correria do dia-a-dia muitas vezes não somos capazes de organizar nossas finanças pessoais, o consultor financeiro está, e continuará sendo bastante requerido futuramente. O consultor financeiro pode atuar tanto como autônomo, como também em empresas, auxiliando na preparação e planejamento de seguros e investimentos. A visão estratégica e o conhecimento em finanças que esse profissional possui, nunca "sairão de moda".
Leia o artigo: http://mundohoje.com.br/cuidar-do-seu-dinheiro-com-a-ajuda-de-profissionais.html

Educação
professor universitário
A educação sempre existirá, e para isso é necessária uma grande demanda de profissionais capacitados para educar, para ensinar, pois como o Mercado de Trabalho está em busca de pessoas preparadas, qualificadas, é necessário que haja o agente de qualificação destes indivíduos, assim, o professor é uma das figuras mais importantes deste mercado.

Professor de Ensino Fundamental e Médio - Tanto se fala em aprimoramento da educação. É fato que os países desenvolvidos possuem um sistema educacional muito superior ao dos países do Sul, no Brasil, por exemplo, há um grande déficit destes profissionais, e isto deve se agravar devido à aposentadoria de muitos professores. E revertendo a essa questão, cada vez mais serão necessário profissionais de ensino qualificados, pois é fato que enquanto existir vida, existirá a educação. Ao contrário da visão que muitos tem, de que o professor possui uma vida estressante, está carreira está entre as de maior satisfação profissional. Novamente surge a questão de o mundo se tornar muito mais populoso nas próximas décadas, e todos estes novos habitantes precisarão ter uma qualificação básica, esta repassada pelos professores de ensino fundamental e médio. Esta área almeja uma grande absorção no Mercado de trabalho futuro.
Lei o artigo: http://www.cesarromao.com.br/redator/item5020.html

Professores Universitários - Muito mais que almejar os altos salários oferecidos por muitas instituições, o professor universitário deve apresentar muito interesse e empenho, pois é ele que irá formar novos profissionais. Mas para ingressar nesse mercado é necessário, na maioria das vezes, ter alguns anos de atuação em outras instituições, ainda, muitas universidades exigem títulos de mestres ou doutores para os professores universitários. Cada vez mais, principalmente os jovens, estão buscando uma graduação, por isso, será necessária uma demanda muito grande de professores universitários capacitados para atendê-los. Por exemplo, muitos de nossos avós e até mesmo pais, não possuem um curso superior, mas certamente nós e nossos filhos iremos em busca dele, daí a grande necessidade destes profissionais.
Leia o artigo: http://www.vagatrabalho.com.br/2010/02/04/carreira-professor-universitario-guia-de-profissoes/


Trabalhos Técnicos
fisioterapeuta
Profissões de nível técnico prometem aparecer em grande número no Mercado de Trabalho futuro. Por isso, está se investindo cada vez mais na capacitação destes profissionais médios. Separamos aqui algumas das carreiras técnicas que mais prometem a nível mundial nas próximas décadas.

Técnico Higienista Bucal - Está se popularizando a atuação conjunta de três profissionais na área odontológica, o técnico, o auxiliar e o cirurgião. O técnico em higiene bucal é responsável por instruir sobre higiene bucal, realizar aplicações de flúor, insere material restaurador para reparar cáries, dentre outras funções semelhantes. Essa profissão de nível médio em saúde bucal recebeu reconhecimento recentemente, apesar de já estar sendo desenvolvida há muito tempo. Como trabalha integrado com outros profissionais, a demanda de higienistas bucais deve acompanhar as demais, sendo assim, a profissão terá grande êxito no futuro.
Leia o artigo: http://www.epsjv.fiocruz.br/index.php?Area=Profissao&Num=5&Destaques=1

Técnico em Medicina Veterinária - Todo médico depende de enfermeiros, bem como, o Médico veterinário depende e dependerá cada vez mais dos Técnicos em Medicina Veterinária. Muitas pessoas almejam o mundo da veterinária, porém, com a competitividade nos processos seletivos, e os altos custos da graduação, uma opção bastante útil e satisfatória é a formação em Técnico em Medicina Veterinária. É uma ótima opção para aqueles que não querem perder tempo, pois o curso possui uma alta empregabilidade, que só irá se expandir nos próximos anos.
Leia o artigo: http://www.cadecachorro.com/2012/04/curso-tecnico-de-auxiliar-de-veterinario-e-uma-oportunidade-de-emprego.html

Pessoal, como as opções nas áreas técnicas são inúmeras, não vamos citar todas aqui, ok? Mas estaremos disponibilizando abaixo  o link do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, do MEC, onde é possível conhecer todos os cursos de ensino técnico, não deixem de conferir.
Link: http://catalogonct.mec.gov.br/

Vendas
telefone vendedor
O segmento vendas é a base do funcionamento de qualquer empresa, seja qual for o ramo, a atividade econômica da empresa sempre estará diretamente ligada à quantidade de serviços prestados, ou seja, seus faturamentos com vendas. Abaixo você confere uma lista dos profissionais para os quais haverá grande demanda no Mercado de Trabalho.

Diretor de Vendas - é responsável por gerenciar e dirigir as vendas de uma organização, participar na atração de clientes e estimular os faturamentos da empresa. Este profissional precisa ser bastante estratégico, estabelecendo metas e meios de alcançar os objetivos da empresa. é necessário, acima de tudo, que este profissional disponha do tal "espírito de liderança". Tanto empresas públicas quanto privadas, necessitam destes profissionais, portanto, o mercado de trabalho estará cada vez mais com as portas abertas a eles, tendo em vista a grande competitividade que há entre diversas empresas de diferentes ramos. Mas atenção, é necessário ter muita competência para ocupar este cargo em uma organização.
Leia o artigo: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/gerente-de-vendas

Gerente de E-Commerce - Era virtual, era de comodidade, diariamente nos deparamos com publicidades oriundas de diversos sites de compras online, e muitas vezes, vemos esta forma de comércio como uma opção mais prática, uma vez que evita que tenhamos que nos deslocar fisicamente para comprar um produto. Nesse cenário, o Gerente de E-Commerce apresenta um grande potencial no Mercado de Trabalho. Este profissional é responsável pela esquematização de estratégias para aumentar as vendas pela rede. Como o comércio virtual está em plena expansão, há um futuro garantido para estes profissionais.Leia o artigo: http://www.blogdoecommerce.com.br/papel-gerente-de-ecommerce/

Executivo de Vendas - Este personagem é responsável por efetuar uma intensa análise do mercado, para determinar qual será a aceitação de determinado produto, da mesma forma que o Diretor, este profissional também tem o cargo de atrair clientes, mas mais propriamente, ele identifica clientes em potencial. A profissão apresenta um Mercado de Trabalho amplo, e também busca profissionais qualificados, realmente capacitados para exercer a atividade.
Leia o artigo: http://encaminhamento.microlins.com.br/PR-Executivo-Vendas.aspx?OpCn=2&OpSc=2&OpScSb=2c&Executivo-Vendas

Consultoria
equipa de consultores
Devido a alta competitividade, as empresas tende a reduzir cada vez mais os seus gastos, principalmente com pessoal. Por isso, são muitos os projetos de terceirização. Desta forma, aguarda-se uma demanda muito alta de consultores, uma vez que perante a lei as empresas não precisam fornecer benefícios ou arcar com despesas de saúde dos consultores.

Consultor em Gestão - O consultor em gestão é responsável por identificar as melhores estratégias de competição,  implantar as mudanças necessárias, desenvolver as competências necessárias, melhorar o desempenho dos processos, e manter os funcionários e clientes satisfeitos.
Leia o artigo:  http://www.effectivemanagement.co.za/pt/ndice_de_cursos/a_gesto_como_profisso_3_dias

Consultor em Saúde - A consultoria em saúde é uma área que está em plena expansão, está profissão está ganhando espaço e é considerada bastante atrativa. Cargo ocupado principalmente por indivíduos formados na área que possuem uma visão mais estratégica e corporativa, engloba desde a aplicação de treinamentos em empresas, até atividades hospitalares. Assim, o Mercado possui uma enorme amplitude de oportunidades para estes consultores.
Leia o artigo: http://saudeweb.com.br/18065/consultoria-em-saude-uma-area-em-plena-expansao/

Engenharia
engenheiros civis
Há uma deficiência de educadores qualificados de matemática e ciências nas universidade, e este fato está refletindo diretamente sobre o setor de engenharia. Está cada vez mais difícil encontrar engenheiros dos diversos ramos que estejam realmente qualificados para atuar.

Engenheiro Civil - A engenharia civil é uma área da engenharia responsável por projetar, gerencia e executar obras de construções. O mercado está atualmente muito aquecido para os Engenheiros Civis, e as expectativas são de que continuem em alta. No Brasil, este ramo está se desenvolvendo muito, tendo em vista os dois grandes eventos que aqui serão sediados: A Copa do Mundo de 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016, o que causa grande explosão na criação de infraestruturas para receber estes eventos. O Engenheiro Civil terá também a função de adequar espaços e fazer projetos novos devido à saturação de áreas construídas.
Leia o artigo:  http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-civil-602943.shtml

Engenheiro Ambiental - É o ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais com segmentos ecológicos, econômicos, sociais e tecnológicos, visando a sustentabilidade. O mercado está com tudo, tanto no setor público, como também no setor privado. O principal alavanca para o engenheiro ambiental é o advento da promoção da sustentabilidade, que vem obrigando as organizações a se adequarem para respeitar imposições ecológicas, com isso é grande a procura por engenheiros ambientais, e será muito maior no futuro, tendo em vista que os problemas ecológicos tendem a se agravar gradativamente.
Leia o artigo: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/meio-ambiente-ciencias-agrarias/engenharia-ambiental-sanitaria-602892.shtml

Engenheiro Biomédico -  Responsável pelo desenvolvimento de equipamentos de uso médicos, odontológicos e biomédicos. Há ótimas expectativas quanto ao futuro do engenheiro biomédico, apesar de ser uma profissão pouco conhecida, por ser bastante recente. Está em fase de aprovação uma lei que obrigará os  hospitais a contar com pelo menos um Engenheiro biomédico, fato que aumentaria muito mais a demanda desses profissionais.
Leia o artigo: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-biomedica-602938.shtml

Gestão
gerente de negócios
Uma gestão correta em diversos segmentos, é fundamental para o sucesso de uma organização. Visando isso, há alguns profissionais que serão bastante necessários futuramente.

Gerente de Riscos"O gerente de riscos é o profissional que trabalha analisando e colhendo informações sobre a situação do bem em questão, prevendo, assim possíveis ocorrências"

Fonte: Redação Brasil Profissões

O mercado de trabalho, para os gerentes de risco, está em plena ascensão, com todas as legislações e restrições que as empresas precisam obedecer, bem como os diversos perigos aos quais estão expostas, estes profissionais com certeza serão muito atuantes no futuro.

Gerente de produto - Planejar, dirigir, organizar e controlar, diversas atribuições para um único profissional. É responsável por questões desde o controle financeiro até a divulgação do produto. As empresas estão passando por alterações, com a criação de grupos multifuncionais, nos quais o Gerente de Produto passará a  desempenhar cada vez mais atividades de gestor, e sua demanda tende apenas a aumentar.

Dados: http://www.moneycrashers.com/

Nanotecnologia e biotecnologia, duas das maiores apostas para o futuro.


Nanotecnologia:

Uma carreira nova, mas que promete ser o futuro das ciências, é a nanotecnologia. Você já imaginou poder fabricar as coisas através de moléculas de átomos? Bom, se não, está na hora de começar  pensar. Em épocas não tão distantes, maquinas denominadas replicadores serão capazes de produzir praticamente qualquer objeto físico, Apesar de serem apenas objetos de imaginação, a existência desses aparelhos é vista como algo muito possível, por muitas pessoas. Teremos um futuro onde o grande marco será a produção molecular.
Átomos e moléculas mantem-se juntos porque possuem fatores que causam sua atração. Quando nanomáquinas colocam juntos milhões desses átomos, surgirá um determinado produto. A manufatura molecular irá desenvolver um material específico à partir dessa união.
Seria necessário um grande aparato e muito investimento em máquinas denominadas montadoras. Assim, acredita-se que as montadoras poderiam autoduplicar-se, formando novas mntadoras


 
            Montadores podem ter partes que se movem como nanoengrenagens. 
Fonte http://ciencia.hsw.uol.com.br
Pareceu meio surreal o que descrevemos acima? Talvez por estas serem apenas previsões para o que pode vir a se tornar a nanotecnologia.
Atualmente essa atividade resume-se na capacidade de se criar objetos com uma qualidade superior aos existentes, através de uma organização de átomos para obter a forma desejada.


"Durante uma palestra para a Sociedade Americana de Física em 1959, o físico americano Richard Feynman (1918-1988) apresentou seu projeto para uma nova pesquisa. O estudo era baseado na possibilidade de poder organizar os átomos da maneira que desejarmos. Porém essa idéia era muito avançada para época. Após trinta anos, a idéia de Feynman toma forma na ciência do muito pequeno, a nanotecnologia, denominada dessa forma porque seus objetos de estudo costumam ser medidos em nanômetros. Um nanômetro (nm) equivale a um bilionésimo de metro." Fonte: http://www.brasilescola.com
Principalmente para o Brasil, a nanotecnologia é uma carreira das mais promissoras no país, uma vez que cada vez mais, o país terá que produzir artigos de qualidade superior aos demais países, para equilibrar-se no mercado econômico.

A nanotecnologia é sem dúvida, uma opção de sucesso, mas requer muita dedicação, muito estudo e muitas horas de sono perdidas, pois precisa ser trabalhada em detalhes.

Veja no vídeo abaixo uma entrevista com  Dr Ralph Merkle, sobre o futuro da nanotecnologia, é incrível:
Leia o artigo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nanotecnologia

Biotecnologia: 
O biotecnólogo, ou engenheiro em biotecnologia e bioprocessos é o profissional que atua nas áreas agrícolas e industriais, também em setores de saúde e mio ambiente. Na saúde é responsável pelo desenvolvimento de vacinas eficazes, hormônios de crescimento, remédios e formas de diagnóstico.
Na agricultura atua na modificação genética de plantas, para se adaptarem e se desenvolverem de diferentes formas. Além disso é aplicada na recuperação e fertilização de solos.
Já no setor industrial a principal atividade refere-se ao desenvolvimento de fontes alternativas de biocombustíveis, também a criação de tecidos e produtos de limpeza.
O setor ainda é pouco explorado, porém as visões de futuro para estes profissionais são as melhores possíveis, conforme afirmam especialistas e empreendedores.
Acompanhe o vídeo 'biotecnologia, profissão do futuro':

Leia o artigo: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,AA1312957-5604,00.html

No Brasil
construçãoEspecificamente no Brasil as previsões para o futuro apontam diversas áreas promissoras, vamos ver algumas delas:

Agronegócio - Abrangendo todas as empresas produtoras de grãos e alimentos, o agronegócio apresenta fortes perspectivas para o futuro no Brasil. Dentre as diversas opções de atuação, destacam-se as indústrias de fertilizantes e rações, a de máquinas agrícolas e inclusive as próprias plantações Mais uma decorrência do aumento da população mundial, será a grande produção de alimentos, na qual o Brasil irá se destacar. Especialistas nesse setor terão certamente grandes oportunidades.
Leia o artigo: http://educacao.uol.com.br/geografia/agronegocio-atividade-alavanca-exportacoes-do-brasil.jhtm

Construção Civil - Este setor está em plena ascensão no Brasil, um dos fatores que contribui muito para essa explosão, é o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo, que está executando diversas obras. Há também a questão da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, já citados neste blog, que estão agitando o setor.
Leia o artigo: http://imoveis.culturamix.com/construcao/construcao-civil-no-brasil-no-futuro
Energia - A energia está no topo dos meios de crescimento de uma nação. O país é atualmente um potencial produtor de petróleo e fontes de energias renováveis. A partir da descoberta do pré-sal e também com o início de sua exploração, o Brasil almeja estar entre os dez maiores produtores de energia do futuro.  busca por fontes de energia limpa será outra alavanca para o setor energético. Com isso, profissionais deste ramo tem o futuro garantido.
Leia o artigo: http://www.suapesquisa.com/geografia/petroleo/camada_pre_sal.htm

Ensino - Na condição de país subdesenvolvido, grandes investimentos em ensino ainda são necessários no país, e estes, necessitarão de profissionais capacitados para exercer a atividade. Além da educação presencial, a educação à distância é outra grande promessa futura.
Leia o artigo: http://www.brasilescola.com/educacao/educacao-no-brasil.htm

Meio Ambiente - Devido aos graves problemas ecológicos que o planeta está enfrentando, as empresas precisam se adequar ao desenvolvimento sustentável, desta forma preservando a natureza e explorando-a com responsabilidade. Por isso, as empresas estão em busca de profissionais que as ajudem a se adequar nestes novos padrões, garantindo Mercado de Trabalho.
Leia o artigo: http://meuartigo.brasilescola.com/administracao/a-questao-ambiental-na-empresa.htm

Tecnologia - A grande competitividade existente entre as empresas, exige que elas possuam cada vez mais conhecimento tecnológico, pois frequentemente novas ferramentas desse segmento são lançadas ao Mercado, é necessário que se possua profissionais capazes de interpretá-las e torná-las úteis às organizações. Portanto, estudantes formados no ramo tem emprego certo no País.
Leia o artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002007000200002

Saúde - Parece que os brasileiros desta geração irão viver mais, e sucessivamente a próxima, desta forma, o setor da saúde estará em alta. Haverá uma grande procura por profissionais que cuidem de idosos, bem como que auxiliem no na promoção da qualidade de vida diária da população. Com o aumento do poder de compra da população, este segmento também será bastante movimentado pela aquisição de planos de saúde.
 Leia o artigo: http://www.mzweb.com.br/cremer/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&tipo=15684&conta=28

Dados: http://vestibular.universia.com.br
Depoimento do diretor da FAI Faculdades:
O Diretor Geral da FAI Faculdades de Itapiranga-SC, Leandro Sorgato, destaca  o perfil de profissional necessário nesta nova etapa do mercado de trabalho.

"Em um mundo global em constantes mudanças, onde o crescimento tecnológico é desenfreado, a exigência do mercado de trabalho acaba recaindo sobre profissionais capazes de aplicar seu conhecimento, competência e habilidades de muitas maneiras.
Para tanto as faculdades devem estar preparadas para oferecer aos seus alunos a teoria aliada à prática profissional, e prezar cada vez mais pela interdisciplinaridade, a fim de prepará-los para enfrentar funções híbridas, multifuncionais, polivalentes, multímoda e interdisciplinar.
Segundo um estudo recente, nos próximos 20 anos, cerca de 80% das profissões tende a desaparecer, isto porque, com o crescimento tecnológico, algumas profissões estão sendo “substituídas” por máquinas, cito como exemplo, o revelador de fotografias, que hoje com os porta-retratos digitais, tablets, ipad, iphone que permite um armazenamento de arquivos muito grande, não havendo mais a necessidade de se revelar uma fotografia para poder arquivá-las. Outras profissões que tendem a cair no esquecimento são: operadores de caixas de supermercados e frentistas de postos de combustíveis.
Mas cabe ressaltar que novas necessidades surgirão no mercado como, por exemplo, os administradores de redes sociais, ou até mesmo, gestores de grandes cidades. Os setores com maior probabilidade de crescimento para as próximas décadas são: Informática, Administração, Tecnologia da Informação, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Turismo, Lazer e Entretenimento. O futuro é muito incerto, muitas outras especulações estão girando em torno de novas oportunidades e profissões, porém há uma única certeza, mão-de-obra desqualificada não terá espaço em área alguma, o que reforça a necessidade de aperfeiçoamento continuo, através de uma graduação prática, com noções reais do trabalho a ser desenvolvido, seguida de especializações que apontem as perspectivas de cada setor acompanhando assim as mudanças tecnológicas."


Entrevista com o diretor  do SENAI SMO:
Em entrevista com o Diretor do SENAI de São Miguel do Oeste, Ivanor Finato, o mesmo explica que a entidade possui uma pesquisa sobre as profissões que estarão em alta a curto prazo, numa presciência de 3 anos, no Brasil. Acompanhe:
"O SENAI no Brasil possui uma pesquisa para os próximos três anos que indicam os seguinte setores industriais em alta:
· Alimentos e Construção Civil- Serão necessários engenheiros, químicos, técnicos e operários em todas as regiões do Brasil;
· Alcool- Serão necessários operadores e mecânicos de manutenção nas regiões do Brasil que cultivam a cana de açúcar principalmente a região centro Oeste, Alagoas e Rio Grande do Norte ;
· Petróleo- Serão necessários engenheiros químicos e operadores com vagas na Bahia Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro;
· Mecânicos e Técnicos- na extração de minerais em Espirito Santo e Amapá;
· Roupas e acessórios- serão necessários operadores de máquinas em Santa Catarina, Ceará e Pernambuco;
· Fabricação de Máquinas e equipamentos- Serão necessários de Soldadores, montadores de equipamentos eletrônicos e operadores de máquinas na região Sul e São Paulo;
· Calçados e couros – Vagas na Paraíba;
· Montadores mecânicos- Vagas no Amazonas;"

Você está completamente de acordo com este estudo, ou possui opiniões particulares?

"Na minha percepção os setores que tendem a crescer são:
· Engenharias;
· Programadores de Computadores;
· Profissionais da Saúde;
· Técnicos elétricos e eletrônicos;
· Profissionais das áreas exatas;
· Profissionais técnicos e especialistas das áreas de Segurança do trabalho;
· Profissionais Técnicos e especialistas nas áreas ambientais;
· Profissionais técnicos e especialistas em Mecânica em geral;
· Profissionais nas áreas de manutenção em Geral (Mecânica, elétrica, eletrônica, Informática, telecomunicações...);
· Profissionais nas áreas de alimentos;
· Profissionais nas áreas administrativas e contábeis."
Gentileza: Atualizados e Antenados 
Há também um estudo da FIESC que indica os setores de maior demanda no Estado de Santa Catarina, este nos foi repassado pelo Vice-presidente da FIESC no extremo-oeste, Senhor Astor Kist.

Setores com maior demanda:
- Informática
- Automação
- Alimentos
- Serviços de forma geral
- Metal mecânico
- Energia
- Educação
- Saúde
- Segurança
- Derivados de madeira ( Pinus e Eucalipto)
- Oceanologia

Palavras de mestre:
Para incrementar, o palestrante Flávio Rosário nos deu seu depoimento caracterizando o profissional do futuro:
"O profissional do futuro não tem “emprego” e sim “empregabilidade”, pois o profissional bem preparado, com boas qualificações e conhecimento prático, muito provavelmente não ficarão sem colocação no mercado de trabalho.
O Brasil hoje tem um déficit enorme de profissionais qualificados, pois o nível das instituições de ensino tem diminuído muito nos últimos anos. As empresas não buscam mais profissionais “teóricos” ou “estudiosos” sobre determinado assunto e, sim profissionais com experiência prática. Por isso, os cursos técnicos com formação rápida fazem tanto sucesso. O Brasil está crescendo mais rápido que a mão de obra formada e, com isso cria gargalos em diversas áreas, ótima oportunidade para quem se especializar em cursos práticos.
A maioria das profissões do futuro ainda não existe, pois estamos vivendo profundas mudanças no cotidiano por conta da tecnologia, interação e mobilidade. O profissional de sucesso deverá ficar atento a essas mudanças e permanecer continuamente se aperfeiçoando."
Gentileza: Atualizados e Antenados


Profissões que desaparecerão:

Muitas profissões prometem fazer o futuro do Mercado de Trabalho, porém, outras estão literalmente dando adeus a ele. Todo o advento tecnológico e de modernização nas empresas, tem feito com que alguns cargos percam sua importância, tornando-se inúteis, e muitas vezes um atraso. Vamos descrever algumas das profissões que já prometeram, mas que hoje não prometem mais.

Caixa de Supermercado 
Contar cédulas, moedas, lidar com dinheiro, são atividades do passado, hoje em dia, o dinheiro de "plástico" tem facilitado em muito a vida dos donos de supermercados. É óbvio que o dinheiro de papel continuará existindo, porém a demanda por operadores de caixa será muito menor, pois cada vez mais as pessoas estão optando pelos cartões de crédito e de débito. Portanto, se você trabalha como caixa de supermercado, é melhor ficar atento.

Revelador de fotografias

Os estúdios de fotografia estão notando alterações profundas com a popularização das câmeras digitais, antes realizavam faturamento extra com a revelação de fotografias. Hoje em dia são raras as vezes em que as pessoas vão em busca de um revelador de fotos. A digitalização de momentos marcantes está crescendo cada vez mais, e este profissional terá que se qualificar para exercer outra atividade, caso contrário corre o risco de ficar desempregado.

Funcionários de lojas de CDs e DVDs

Estes podem ir dando adeus á profissão, uma vez que está banalizada a distribuição digital destas mídias, evitando gastos e resíduos causados pelo uso de discos físicos. Uma atividade que pode acontecer nesses estabelecimentos, é o estorno de discos antigos, como os de vinil, por exemplo, mas nenhuma atividade lucrativa.

Sindicalistas

Há duas décadas que os sindicatos estão decaindo, ainda seguindo os moldes das décadas de  1950 e 1960, continuam suas atividades e parece que não compreendem a revolução tecnológica, porém estas organizações estão com seus anos contados.

Autores de enciclopédias

Para que comprar uma enciclopédia se o site Wikipédia dispõem de todas as informações que necessitamos, atualizado constantemente, o site possui um banco de dados incontável, que está à nossa disposição. Desta forma, já não é mais necessária a criação de conteúdos paralelos.

Mineiros

Hoje em dia já é possível separar metais de minérios através da ação de bactérias. Assim, os mineiros são outra classe que não fará parte do nosso futuro no Mercado de Trabalho.

Piloto de Caça

Para que arriscar a vida de um ser humano quando se pode enviar uma aeronave caça não tripulada, comandada através de computadores? Caças automatizados já estão em uso, não necessitando mais da intervenção de pilotos.


Prospectores de Petróleo

Com a exploração cada vez mais intensa de fontes de energia renováveis, os perfuradores de petróleo já não terão mais uma função no Mercado de Trabalho. É outra classe que irá 'abandonar o barco'.

Dados: http://www.kellyservices.com; Imagens: Web
Ainda conforme estudos da FIESC, os setores que apresentarão menor demanda no Estado de Santa Catarina serão:

- Agricultura - (mais tecnologia)
- Vestuário e têxteis - (alta concorrência externa)
- Calçados (alta concorrência externa)


Outras decorrências...

Segundo a Gerente de RH Valicir Melchiors Trebien, outro fenômeno que ocorre atualmente é o aumento da expectativa de vida da população, que tende a aumentar cada vez mais, com isso  cada vez mais, teremos o que se chama da segunda profissão. Profissionais que se aposentam na primeira ou que a certa altura da vida passam a estudar e exercer a segunda profissão. Isto terá impacto ao mercado e ao mesmo tempo dá a perspectiva de que é possível fazer mais coisas ao longo da vida.

Quem sabe fala tudo:
Confira entrevista exclusivíssima que a equipe Antenados no Desafio fez com Doreni Caramori Junior, Presidente da ACIF - Associação Comercial e Industrial de Florianópolis:


Quais, na sua opinião são a profissões do futuro? O que gerará essa demanda?


Eu acho que a tendência para o futuro são as profissões que estiverem relacionados ao incremento de valor agregado das coisas. O profissional com maior reconhecimento, será aquele que conseguir gerar valor a produtos e serviços. Desse modo ganham força todas as profissões que permitam inovação, originalidade, criatividade, dentre as quais destacam todas as ligadas a tecnologia da informação, engenharia e comunicação. Acho que para a próxima década ganham cada vez mais força os serviços em especial aqueles que tiverem direcionamento para segmentos significativos.

É notório, hoje em dia, que algumas profissões estão perdendo espaço no Mercado de Trabalho. Comente sobre elas e os fatores que contribuem para esta extinção.

As profissões que perdem espaço, de maneira oposta, são as que agregam pouco valor. Trabalhos meramente de repetição, sem uso da inteligência e do potencial criativo, estão fadados à extinção principalmente em função da possível mecanização dos mesmos.

Como as empresas devem reagir diante da nova realidade?

O que as empresas precisam é criar um ambiente de evolução interna, direcionado aos seus próprios procedimentos, como também para a evolução dos seus talentos. As empresas são formadas de pessoas e a evolução dos seus profissionais sem dúvida farão um diferencial enorme na evolução e qualificação das próprias empresas.

Senhor Caramori, para concluir, explane sobre suas opiniões particulares sobre este assunto.

Acredito que não só os profissionais e as empresas devem olhar para isso, como também a sociedade de maneira geral. O País, assim como Estados e Municipios devem visualizar essa realidade e, a partir disso direcionar esforços para mudar a matriz empresarial de seu território, olhando nessa direção e, a partir daí, estabelecer incentivos claros para empresas e pessoas que queira evoluir nesse sentido. Uma revolução na educação também pode ajudar esse avanço em um prazo mais longo.



Universidade ou curso Técnico?



Já sabemos quais as carreiras que almejarão o sucesso no futuro, porém é necessário pensar em qual é a melhor maneira de atuar no Mercado de Trabalho, um curso Técnico, que formará um profissional em um curto período de tempo, ou uma graduação, que levará vários anos para inserir um profissional no Mercado?

Essa é a dúvida da grande maioria, principalmente de jovens que pretendem se profissionalizar. Como está a demanda por profissionais graduados, atualmente? E por técnicos? É sobre este assunto que iremos falar agora.

Não se pode  afirmar que uma das duas carreiras possui um futuro mais garantido, o que se sabe é que é possível conciliar ambas para garantir  um futuro melhor, uma vez que a oferta de cursos técnicos está aumentando cada vez mais, e de formas bem acessíveis. Sendo que esta modalidade de ensino, de curta duração, é a porta de entrada para uma carreira promissora no Mercado de Trabalho. O que ocorre, muitas vezes é que devido ao Mercado de Trabalho exigir intensa capacitação, muitas pessoas, para conseguirem o seu "Lugar ao Sol", acabam adquirindo o conhecimento prático, em alguma área, para assim, conseguirem se estabilizar financeiramente, e num futuro, ter condições para custear uma graduação, uma vez que seu custo é muito alto.

Bom, esperávamos ter de desenvolver uma dissertação muito grande sobre o tema Cursos Técnicos X Graduação, porém, após gravarmos depoimento com o profissional de ensino Orcênio Frantz, o mesmo fez uma explanação magnífica, com "início, meio e fim", estabelecendo esse paralelo entre as duas modalidades de ensino. Vale muito a pena assistir ao vídeo que tem duração aproximada de 8 minutos. Olhe aí, e depois conclua se há mais algo a ser dito:

"A grande dúvida após a escolha da carreira a seguir é: Curso Técnico ou Faculdade? Quando surge essa pergunta sempre pergunto o seguinte: “Qual é a sua urgência em entrar no mercado de trabalho?”
Essa é uma pergunta que deve ser respondida com muito cuidado pela maioria dos jovens, com a família participando desse processo. Existem alunos onde a família não tem condições de sustentar o aluno durante cinco anos em uma faculdade. Se esse é o seu caso um curso técnico seria uma boa opção por ser mais rápido a sua conclusão e com a entrada no mercado você poderá após isso realizar um curso superior com os rendimentos dessa nova profissão. Se você é do tipo de aluno onde a família tem todas as condições de investir em sua qualificação ou te sustentar ate encontrar um trabalho que ajude na manutenção do seu curso primeiramente quero te dizer que, “ aproveite, você é um privilegiado. Dê valor aos seus país e agradeça sempre que puder”, em segundo digo, opte por uma faculdade, que apesar de mais demorada é a a melhor alternativa hoje em dia, quanto mais conhecimento e mais competente for um profissional mais disputado ele será" Trecho do depoimento de Ronan Mairesse.
No Brasil há atualmente uma grande corrida Técnica, diversas instituições estão discernindo o conhecimento técnico. O SENAI, por exemplo, é uma das maiores instituições que aplicam este tipo de formação, há também instituições como o SENAC e aqui no nosso Estado há também o IFSC.

Vale lembrar, que nesta matéria já citamos alguns cursos técnicos que estão apontados como profissões de sucesso no futuro, também já mencionamos a amplitude de cursos técnicos existentes hoje em dia, estaremos somente reforçando o link do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
Este Catálogo configura-se como importante mecanismo de organização e orientação da oferta nacional dos cursos técnicos de nível médio. Cumpre também, subsidiariamente, uma função indutora ao destacar novas ofertas em nichos tecnológicos, culturais, ambientais e produtivos, propiciando uma formação técnica contextualizada com os arranjos socioprodutivos locais, gerando novo significado para formação, em nível médio, do jovem brasileiro. Fonte: http://catalogonct.mec.gov.br

Link: http://catalogonct.mec.gov.br/

Mas  optar por um curso técnico, é necessário pensar que é possível se dar muito bem na vida, a partir dele. Nos próximos anos, estão previstas milhares de vagas para profissionais técnicos na área de energia. Para ajudar a esclarecer esse contexto a Petrobrás criou o site Profissões de Futuro, onde destaca e detalha os cursos que farão sucesso neste setor muitíssimo promissor. Veja o link abaixo da imagem:

Link: http://www.profissoesdefuturo.com.br/

A equipe Antenados no Desafio pode concluir que uma Graduação continua sendo o futuro mais promissor, uma vez que os cursos Técnicos não oferecem muitas chances de estabilização no Mercado de Trabalho, enquanto as Graduações agregam muito mais ao currículo e ao conhecimento do indivíduo. Mas nem por isso desconsideramos o ensino técnico, muito pelo contrário, ele é atualmente uma ótima ferramenta de profissionalização.


Dica bacana:
Uma dica interessantíssima de leitura, é a revista Its, edição #58, é pessoal, ela é de 2009, mas ainda está acessível em inúmeras bancas e bibliotecas. Vale a pena conferir.

Concluindo...
Bom, acreditamos que produzimos um excelente material nesta postagem, agradecemos ao auxílio de todos os profissionais que nos auxiliaram para a sua formulação. É, pessoal, teve muita gente nos ajudando já nesta primeira postagem do Desafio. Foi muito interessante, de certa forma, refazer o post, uma vez que ano passado também explanamos sobre um tema bastante semelhante. Como a postagem já está muito extensa, porém muito bem organizada, com um conteúdo muito bom, não vamos "esticar" muito aqui, ok? Até porque o cansaço está tomando conta. Gostaria de destacar alguns dos profissionais que nos auxiliaram:
Ronan Mairesse, Ivanor Finato, Astor Kist, Flávio Rosário, Glauco Cortê Filho, Doreni Caramori, Valicir Melchiors Trebien, Orcênio Frantz, Paula Juschaks e Leandro Sorgato, também, todos os demais que de uma ou outra forma nos atenderam.

Abraços, e até a segunda tarefa!

2 Responses so far.

  1. Unknown says:

    achei muito boa a postagem! é um assunto muito interessante, até pra quem já ta no mercado de trabalho, ou já está inserido na faculdade! =D

  2. Este comentário foi removido pelo autor.

Leave a Reply