Blogger Widgets Blogger Widgets Blogger Widgets
1 2 3 4
Blogger Widgets

Redes Sociais


Pronunciamento do excelentíssimo... haha Galera, o Daniel gravou um vídeo e enviou direto de Brasília...

Olá queridos leitores...
Bom, essa última tarefa ficou mais complicadinha, o Daniel está em Brasília e eu em Itapiranga, lugares bem distantes, mas estamos aqui, correndo contra o tempo pra conseguir fazer essa tarefa. É por SMS, tentativas fracassadas de ligações. Tentando manter contato e fazer essa tarefa do desafio, acho que por ele estar longe ficou mais complicado o contato e juntar as ideias, mas enfim, estamos aí na atividade!     
Como somos brasileiros e não desistimos nunca, tentamos dar nosso melhor apesar da distância. Com a ajudinha de uma amiga, conseguimos alguns depoimentos de profissionais que nos falaram sobre as redes sociais. Tivemos que pensar em como produzir nosso vídeo e o que fazer... Estamos tentando fazer de tudo pra que nossa postagem fique interessante e agrade a todos e sem falar que estamos ampliando nossos conhecimentos.
Essa é a sexta tarefa do desafio que consiste em fazer um texto sobre “As redes sociais”, envolvendo seus prós e contra.  As redes sociais se tornaram essenciais para todas as faixas etárias. Hoje em dia, o jovem quer estar por dentro de tudo, com um simples “clic” está sabendo de tudo que ocorre no mundo inteiro. Será que há algum problema no contato virtual? Bom, estaremos desenvolvendo de diversas formas este tema tão amplo, ótima leitura e navegação.
Franci.



Cheguei... haha, Daniel na área. Acabei de chegar em casa, só entrei aqui no blogger para dar os ajustes e é claro, inserir algumas considerações. Quero falar para vocês,  que a experiência que eu tive na semana passada é algo inexplicável, foi ótimo. No final do post, se der tempo, conto mais para vocês, ok? Beijos, Daniel!
É, eu e a Franciele praticamos esse tema de uma forma real, nessa última semana, vivenciamos as situações, uma vez que lá de Brasília, eu só conseguia realizar contato virtual com ela, e aqui, de volta à Itapiranga, nesse caso, a comunicação presencial é algo muito melhor.

Como já descrito, esta postagem teve seu desenvolvimento de uma forma um pouco diferenciada, talvez, o resultado seja melhor, uma vez que deixa de lado os padrões do blog, até então. Temos vários depoimentos interessantíssimos, textos, vídeos muito bacanas, e, é claro, o solicitado 'vídeo lip dub", que foi gravado em tempo recorde, e por sinal, ficou ótimoooo...


Começaremos animando com o nosso vídeo, deem uma olhada:
O que são as redes sociais?
Uma rede social constitui-se de uma estrutura social formada por pessoas ou organizações, que possuem objetivos em comum.
Iremos mencionar aqui as redes sociais virtuais, que funcionam através da relação pessoal e buscam conectar pessoas, por meio da internet, objetivando sua comunicação.
Através das redes sociais podemos nos comunicar com pessoas de diversas partes do mundo e compartilhar interesses de maneira rápida e prática.
Nas redes sociais é possível a gravação de perfis, com informações diversas, que podem ser acessados por outras pessoas.
Todas as pessoas têm a necessidade de se comunicar, e como a tecnologia está aí para suprir os anseios do ser humano, ela vem se desenvolvendo ao longo dos anos a favor da comunicação.




RETROSPECTIVA
No ano passado a equipe atualizados e antenados, como também as demais equipes participantes do Desafio 2.0, desenvolveram uma postagem falando do uso das redes sociais nas empresas, vamos voltar um pouquinho no tempo e conhecer um pouco melhor estas redes sociais, destacando as principais:
"Para tentar explicar para vocês o que exatamente é uma rede social, vamos ver o que diz um grande parceiro nosso a respeito:
"Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente." (Wikipédia).

Ao falarmos em rede social, podemos citar algumas de maior relevância, ou ainda, de maior frequência de uso, sendo elas o TWITTER, o FACEBOOK, o ORKUT (que vem perdendo espaço para o facebook) e ainda a rede de mídia YOUTUBE.
Na nossa opinião, e também na opinião da maioria dos internautas, a grande febre do momento é o Twitter, seguido pelo "Face"."

Prós e contras das Redes Sociais
Cada pessoa deve ter consciência de que forma está se comunicando, e prós e contras sempre vão existir, em tudo. Isso vai depender de como e para que cada um irá utilizar as redes sociais. Tanto a vida online quanto a off-line está sujeita a riscos, dependendo do comportamento de cada um. Os problemas de comunicação na internet dependem da forma de como as pessoas fazem uso dela. Tanto na vida real quanto na virtual é necessário preservar a privacidade, para evitar problemas. Não é o fato de você se comunicar através de uma rede social, que isso vai prejudicar sua vida pessoal. O que pode interferir é o tempo que você vai se dedicar a isso.

Amizade virtual...
Nós da equipe, temos muitos amigos virtuais, que conhecemos pela internet, ou então, durante alguma viagem, com os quais mantemos contato online. Esta é uma forma bastante acomodável de se estar em contato com as pessoas, mas é necessário ter um auto-controle, para não deixar que estas amizades lhe privem das amizades cara-a-cara, levando uma vida popularmente denominada de anti-social. Onde muitas pessoas acabam deixando de frequentar a sociedade física. Mas é necessário destacar que uma amizade virtual pode ser, muitas vezes, mais verdadeira, ou então, fazer mais bem ao indivíduo, do que uma amizade real. Cabe a cada um, saber controlar, tanto os impulsos como também as emoções, é sempre necessário conhecer os verdadeiros riscos que este meio oferece.
Durante a sua participação na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, a cantora Ivete Sangalo alerta sobre os perigos da internet, principalmente para as crianças e adolescentes, acompanhe o discurso no qual ela faz o destaque:

Destacando que o Daniel viu tudo ao vivo! hehe

Namoros virtuais
Bom, como vimos a rede social auxilia na comunicação entre as pessoas, podendo influenciar no comportamento dos usuários, o que pode resultar num relacionamento mais intenso.
Mas será que esse tipo de relacionamento pode dar certo? Acreditamos que sim, e para provar vamos contar a história de um namoro virtual que deu certo!


Uma história que deu certo...


Tudo começou quando Thassiana adicionou Odair (integrante do Trio Musical Esperança de Itapiranga, SC) no MSN, com a intenção de convidar o grupo para animar uma festa de família, festa que acabou não acontecendo devido a um acidente de trânsito envolvendo um familiar. Porém  Odair e Thassiana continuaram o contato pelo MSN. No início mantinham um contato esporádico, todavia a conversa começou a ficar mais intensa com o passar do tempo. Depois de muitas horas em frente ao computador, gastando palavras e mensagens eletrônicas, Odair e Thassiana criaram a oportunidade de se conhecer pessoalmente, esse encontro aconteceu na cidade de Missal, no Paraná.
Para Thassiana, no início tudo era um tanto estranho e confuso, pois tudo começou como toda conversa no MSN, e nenhum dos dois sabia com quem estava realmente  falando, apesar das várias horas de conversa todo dia.
“O relacionamento passou a ficar mais sério a partir do segundo encontro, no qual teve o pedido de namoro, - era um namoro um tanto estranho, pois havia uma distância superior a 400 km entre a gente. Era um namoro virtual, mas real, alimentado pelo amor, pela confiança e pelo sentimento de saudade. O relacionamento era como qualquer outro, a única diferença era a distância física. Acreditamos que no começo nossos pais encaravam isso como uma brincadeira, porém ambos tinham medo que nos machucássemos. Com o passar do tempo começamos a nos encontrar com mais freqüência e nas oportunidades em que Thassiana vinha passear na minha casa aproveitava e deixava seu currículo na região. Logo surgiu a oportunidade de trabalho no hospital de São João do Oeste e assim Thassiana acabou vindo morar para São João do Oeste e logo marcamos o casamento.
Para nós o meio de comunicação (internet) foi muito importante e praticamente era a única forma de nos comunicar e nos ver. Hoje, após vários anos juntos estamos felizes e correndo atrás dos nossos sonhos, sabendo que quando queremos nada é impossível.” Conta Odair.

Manoel Arbo e Mara Luiza Zilles do Rosário, interpretam para Antenados no Desafio, uma performance de uma situação bastante presente em nosso dia-a-dia. Conhecer pessoas pela Internet, está cada vez mais comum, muitas vezes, a "amizade", ou então, o "namoro" virtual, acabam sendo fascinantes, porém apenas naquele ambiente tecnológico, sendo que quando inserido na vida real, no cara-a-cara, o encanto é quebrado...

Para aprofundar conhecimentos, seguem alguns links interessantes...



ENTREVISTA


Renato Romancini: Professor na UNOESC e no Tecnólogo Superior em Gestão Comercial - Faculdade SENAC SMO
Antenados no Desafio: O que você entende por comunicação virtual?
Renato: É uma maneira de diálogo ou relacionamento muito usada hoje em dia em que as partes podem não estar se vendo ou ouvindo e mesmo nem sabendo quem é a outra pessoa que estamos nos comunicando.

Antenados no Desafio: Quais são os aspectos positivos e negativos desse tipo de comunicação?
Renato: Negativos é o fato de não sabermos se realmente a pessoa que estamos nos comunicando é quem de fato ela diz ser. Outro fator negativo é a facilidade em que as pessoas expõem suas ideias e pensamentos, sem medir as consequências do que postam.
Positivo é a facilidade, a praticidade da comunicação, podendo ser a qualquer momento, de qualquer parte do mundo, uma comunicação em tempo real.

Antenados no Desafio: Na sua opinião, as redes sociais aproximam ou afastam as pessoas?
Renato: Tudo depende da maneira com que as pessoas se comportam, como o contato pessoal não existe, as pessoas teclam mensagens com maior facilidade, podendo ser palavras agressivas que podem afastar as pessoas ou palavras positivas que tornam-se agregadoras.

Antenados no Desafio: Você acredita ser possível manter vários perfis em redes sociais sem perder o contato pessoal?
Renato: Na verdade quem mantem vários perfis em redes sociais pode criar um mundo de relacionamento muito virtual, pois acaba ficando muito tempo na rede e perdendo o contato e a referência do mundo real. O ideal seria manter uma ou duas redes e usar apenas o necessário e de forma produtiva.

DEPOIMENTOS
Conseguimos um eito de entrevistas e depoimentos de pessoas entendidas no assunto, agrupamos neste trecho da postagem, não deixe de conferir...
Luiz Napoleão Vieira - Florianópolis
Graduado em Educação Física pela UDESC, especialista em Gestão da Informática na Educação pela UFSC e Desportos Coletivos pela UDESC.
Atualmente participa de ações na Secretaria de Estado da Educação, juntamente com a equipe pedagógica da Gerência de Tecnologias Educacionais. Blog: http://culturanateia.blogspot.com.br

"É comum perceber que grande parte das pessoas que utilizam as redes sociais interage de maneira a aproximar de forma envolvente e dinâmica, as diversas formas de comunicação. O forte desta rede é que essa interação ocorre no dia a dia em tempo real e globalizada.
Ao mesmo tempo em que é prazerosa, devemos nos cuidar para não cometermos riscos de expor nossa vida pessoal, pois poderá haver invasão de privacidade dos conteúdos postados."

Douglas Rodrigues Cunha - São Bernardo do Campo, SP
Nível Técnico: Técnico em Informática pela Etec Lauro Gomes, está se formando na Etec Lauro Gomes como Técnico em Informática para Internet.  
Superior: Curso Tecnólogo de Informática para Negócios, FATEC São Bernardo.
Trabalha como Freelancer fazendo, cartazes, posteres, logos, banners, ilustração digital, artes em geral.

"Redes Sociais...  É bem possível que estas duas palavras estejam no ranking de palavras mais faladas no mundo e é um fato que hoje quando pensamos nessas duas palavras vem logo a nossa mente sites como Facebook ou Twitter. Porém o termo “Rede Social” não se refere apenas a este universo web.
A interação social praticada por um grupo de pessoas que tenham um interesse, ou pensamento em comum, já é o suficiente para caracterizar uma “rede social”. Nós sempre vivemos e sempre viveremos em uma rede social, seja na escola, trabalho, em casa, ou pela internet.
Porém estas relações sociais sofreram algumas alterações no que diz respeito ao modo de interação e compartilhamento de informação. Transformações estas que tem como sua maior patrocinadora a Internet, e indo mais a fundo, as Redes Sociais Online. E é neste ponto que entram algumas questões muito discutidas nos dias de hoje: “O que é realmente positivo neste tipo de interação? A partir de que ponto estas redes se tornam prejudiciais? Que tipo de comunicação é melhor?”.
Hoje, as Redes Sociais Online tornaram-se algo quase indispensável, não apenas para jovens e adolescentes, como também para empresas e até políticos. Por quê? Simples, porque essas redes sociais são incrivelmente úteis se levado em conta as infinitas possibilidades de propagação de marcas em escala mundial, e o alto nível de troca de informações que elas proporcionam.
Blogs, comentários, fóruns, chats, mensagem de um membro para outro, murais, tudo isso proporciona uma comunicação, uma troca de informação, muito mais rápida e completa. Vamos exemplificar isso: “Uma pessoa está viajando e quer mostrar para alguém como é a vista da janela do quarto de hotel, é só tirar uma foto e compartilhá-la com quem quiser no Facebook, e conversar sobre a imagem na mesma hora, mesmo que a outra pessoa esteja em outro continente”.
Porém as Redes Sociais também tem seu lado negativo e, como seus benefícios, atingem todos os tipos de usuários. Levando em conta o usuário comum, temos alguns males que são patrocinados pelas redes como, indiferença à vida cotidiana, amizades fictícias, alienação, depressão, isolamento, entre outras coisas. Já as empresas, ficam vulneráveis a críticas agressivas, segurança, difamação da marca, uso inadequado da linguagem, radicalismo, etc.
A questão é que não devemos ser radicais ao analisar os benefícios e malefícios deste tipo de comunicação, pois apesar de ser uma ótima “opção” de interação, ela não substitui a interação real/física, e nunca substituirá, o fato é que uma deve complementar a outra, como uma forma de intensificação da relação social."



Daniel Skrsypcsak - Itapiranga, SC
Professor de Educação Física
"As redes sociais são ferramentas que em nosso mundo não podemos mais pensar como seria caso fossem terminar. As trocas instantâneas das informações aumentam a velocidade de difusão das mesmas e possibilidades que num curto período de tempo não pensávamos. Indiscutível sua importância, porém, como em tudo, existe o confronto com a comunicação pessoal que cada vez mais está se deixando de lado.
E cada vez mais necessitamos das relações humanas que estão se perdendo com o avanço tecnológico. E isso nada irá substituir, pois o ser humano na sua essência é um ser social e como tal necessita desse convívio por meio das relações interpessoais."

Astor Immig - Itapiranga, SC
Professor de Tecnologia Educacional
"A inclusão de um indivíduo numa das redes sociais constitui na atualidade um cartão de visitas apreciado pelas demais pessoas e instituições com as quais se relaciona ou pretende se relacionar. O que você disponibiliza em seu Facebook, Orkut, Twitter ou Blog apresenta você para o mundo. Mas atenção: utilize estas ferramentas de forma inteligente e de forma consciente.
Pois as redes sociais, que começaram como um ponto de encontro da galera, ou um site para compartilhar fotos, piadas ou frases de motivação amadureceram e instituições e profissionais passaram a usar esses ambientes como facilitadores de interações interpessoais, com conteúdos técnicos visando à aprendizagem.
Por isso, no mundo virtual, o usuário precisa continuar dando bons exemplos e devem se policiar para não comprometerem suas imagens perante o exposto, portanto se lembrem de que não existe tecnologia impermeável.
As redes sociais tem adquirido importância crescente na sociedade moderna.  Vale a pena ressaltar que o usuário se expõe e corre o risco de ser vítima de informações roubadas ou violadas nas redes sociais, principalmente online, pois, um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns, os quais muitas vezes são manipulados."


Marcelo KunzlerQuerência - MT
Professor de Matemática na E.E. Coutinho União e na EMEB profª Lucia Marcondes Machado Penido.


"Vivendo num mundo altamente informatizado e interligado através de redes sociais e afins, pergunto-me: Isso tudo é bom, ou também pode trazer malefícios? Sempre temos os dois lados da moeda, se por um lado é muito útil tendo em vista que através dessas redes e outras formas de contato, encontramos muitos amigos de infância, parentes, conhecidos de escola e outros mantendo com eles uma relação de amizade mesmo que longe. Por outro, esses “contatos”, se mal utilizados ou interpretados podem abalar e acabar comprometendo relações já existentes entre amigos, namorados, etc. Cabe a nós, saber usar de forma à não prejudicar aos outros e a si próprio, usando sempre o bom senso para evitar assim, constrangimentos futuros."

O professor Eder Weber Alvarenga comenta o assunto...




Manuçaruê Henkes Corrêa Barbosa, estudante destaque na Escola São Vicente, relata sobre a importância da internet em nosso cotidiano...



A concluinte do Ensino Médio, Michele Klein também enfatiza sobre os contatos virtuais...



Algumas imagens interessantes:



Francieleeeeeeee, saia desse Facebook e fale comigooooooo... rummm



Para aprofundar os conhecimentos sobre o assunto, sugerimos a leitura da revista ITS, edição de junho de 2012, que trás na capa: Amor em tempos de web 2.0. É realmente interessantíssima, adoramos realizar a leitura. Se você não tem a revista na biblioteca da sua escola, você pode comprá-la, por apenas R$8,50. Vale a pena.

Bom, pessoal, é isso, viva ao Desafio do Conhecimento... Parabéns à organização do concurso, com certeza aprendemos muito...
Eu, Daniel, quero finalizar contando um pouquinho da minha experiência da semana passada. Bom, fui à Brasília, juntamente com uma delegação catarinense, representar o Estado na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Onde foram debatidos assunto muito importantes, de extrema relevância no nosso futuro, de nossos filhos, netos... Se a criança e o adolescente são prioridade absoluta, é necessário que isto ocorra na prática, e foi por isto que batalhamos. Tive a honra de acompanhar um discurso da nossa presidenta do Brasil, algo para nunca esquecer. A prova? A foto abaixo foi copiada diretamente do site do Planalto, detalhe para mim ao fundo, com os balões representando as cores de SC:

Já está na hora de postar, adoraria contar mais para vocês, mas...


Abraços a todos, e muito sucesso aos batalhadores que chegaram até aqui.

Leave a Reply